segunda-feira, 23 de março de 2015

Sala Híbrida: um importante avanço para a Cirurgia Cardiovascular

Um dos avanços mais importantes para o campo da cirurgia cardiovascular é a chamada Sala Híbrida - uma sala cirúrgica aliada a procedimentos de hemodinâmica e equipada com aparelhos de imagem avançados para angiografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. O caráter inovador dessa sala está em associar a atuação conjunta de cirurgiões cardiovasculares, cardiologistas, radiologistas intervencionistas e eletrofisiologistas para proporcionar ao paciente uma cirurgia minimamente invasiva, portanto, menos traumática, com menos riscos de infecção, menor tempo cirúrgico e mais rápida recuperação.

Apesar de poder ser utilizada em outras áreas, como na neurocirurgia, na cirurgia torácica, na traumato-ortopédica e na laparoscópica, a sala híbrida tem maior destaque em seu uso nas cirurgias cardiovasculares, sendo recomendada em casos de cirurgia de reparo de válvulas cardíacas, distúrbios de ritmo e aneurismas aórticos, por exemplo. (Veja abaixo o quadro detalhando os tipos de procedimentos cardiovasculares que podem ser realizados em uma sala híbrida.)

Retirado de Júnior, Carlos Galhardo. "Sala Cirúrgica Híbrida: uma nova realidade no Brasil e no mundo." Revista Brasileira de Cardiologia 26.1 (2013).

Dentre os principais procedimentos beneficiados pela sala híbrida está o Implante Valvar Aórtico por Transcateter (TAVI, em inglês), o qual foi tema de trabalho feito pelo Dr. Heraldo Guedis Lobo Filho (coordenador da LCCV) e aprovado para apresentação no 42º Congresso Brasileiro de Cirurgia Cardiovascular da SBCCV de 2015.




O Brasil possui salas híbridas no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (SP), no Hospital São Francisco da Santa Casa de Misericórdia (RS), no Hospital Israelita Albert Einstein (SP), no Hospital do Coração (SP), no Hospital Pró-Cardíaco (RJ), no Hospital Santa Genoveva (MG), no Hospital Mater Dei (MG) e no Hospital Santa Helena (DF),  por exemplo.

Sala Híbrida do Hospital Israelita Albert Einstein (SP)
Sala Híbrida do Hospital São Francisco (RS)
Sala Híbrida do H-Cor (SP)
Sala Híbrida do Hospital Santa Genoveva (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário